pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Florianópolis - SC

Florianópolis - Centro de Visitantes

Florianópolis - Centro de Visitantes

Show de Lenine no palco do Tamar de Barra da Lagoa

Florianópolis - Centro de Visitantes

Florianópolis - Centro de Visitantes

Florianópolis - Centro de Visitantes

  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex

Rua Professor Ademir Francisco s/n, Barra da Lagoa.
Telefone: (48) 3236-2015
E-mail: tamarsul@tamar.org.br


Aberto diariamente das 10:00 às 19:00.
Dias 24/12 e 31/12  das 10:00 às 17:00 e dias 25/12 e 01/01  das 13:00 às 19:00.s.
O Projeto TAMAR Florianópolis não tem estacionamento próprio, não nos responsabilizamos por veículos deixados nos estacionamentos de terceiros.

Para minimizar os efeitos predatórios da pesca sobre as tartarugas marinhas, o Projeto TAMAR instalou em 2005 a sua base na região, na praia da Barra da Lagoa, distante 25 km do centro de Florianópolis, na costa leste da ilha.

O Centro de Visitantes de Floripa foi instalado em 2005 na praia da Barra da Lagoa. O espaço é adequado ao uso por cadeirantes e possui uma exposição permanente, sala de vídeo, Espaço Infantil, Espaço do Saber e Espaço Cultural. Recebe cerca de 170 mil visitantes e 15 mil alunos por ano, sendo o segundo C.V. em visitação e o que mais recebe escolas, comprovando sua eficácia como ferramenta de educação ambiental e sua importância no âmbito social.

Desde 2010 é também Museu Aberto da Tartaruga Marinha sendo considerado um dos 5 museus mais visitados do sul do país. Diariamente são realizadas Visitas Orientadas as 11:00 e as 16:30 e Alimentação das Tartarugas as 15:30. Nos finais de semana a programação conta com atividades como a Alimentação Interativa onde as crianças podem alimentar as tartarugas. Uma vez ao mês é realizado o Domingo no TAMAR que traz atividades educativas e culturais para o Espaço Cultural.

Clique na imagem para ampliar.

     

 

Atrações

  • VISITA ORIENTADA
  • ALIMENTAÇÃO DAS TARTARUGAS
  • ALIMENTAÇÃO INTERATIVA
  • RETORNOS DE TARTARUGA PARA O MAR
  • EXPOSIÇÕES E VÍDEO
  • ESPAÇO INFANTIL
  • HORTA DA TARTARUGA
  • DOMINGO NO TAMAR

Todos os dias pela manhã (11:00) e pela tarde (16:30) são realizadas visitas orientadas com quem estiver no Centro de Visitantes.

As escolas devem agendar as visitas pelo telefone (48) 3236-2015, de segunda à sexta, em horário comercial. As visitas orientadas duram em torno de uma hora e mostram as principais ações do Projeto TAMAR para proteger as tartarugas marinhas no Brasil.

Todos os dias as 15:30 é hora das tartarugas se alimentarem, e o visitante pode acompanhar tudo de pertinho. Enquanto o tratador alimenta os animais um monitor explica tudo sobre as espécies e sobre os trabalhos do Projeto TAMAR.

 

Aos sábados e domingos às 13h45, as crianças podem ajudar na alimentação das tartarugas marinhas se tornando um tratador mirim por um dia. São distribuídos 50 crachás na bilheteria para que as crianças possam dar um pedaço de peixe para uma das tartarugas.

*Atividade exclusiva para crianças até 14 anos

Quando as tartarugas são entregues ao TAMAR ou encontradas doentes ou machucadas, elas são tratadas por uma equipe veterinária e depois que recebem alta retornam ao mar. Esses momentos especiais são abertos ao público e você pode participar, para saber mais informações acompanhe as redes sociais do Projeto TAMAR ou ligue para (48) 3236-2015. 

Contamos também com uma sala de vídeo climatizada com 60 lugares que exibem vídeos sobre a ações do Projeto TAMAR e sobre a biologia das tartarugas marinhas. No Centro de Visitantes também há uma exposição permanente de painéis fotográficos auto-explicativos com informações sobre o ciclo de vida e anatomia das tartarugas, principais ameaças, reprodução e história do Projeto TAMAR. Além disso no Espaço do Saber há um espaço para exposições temporárias de artistas ou instituições parceiras do TAMAR.

O Centro de Visitantes de Florianópolis conta com espaço exclusivo destinado à recreação das crianças, com mesa, lápis de cor, giz de cera, desenhos do fundo do mar, recortes de animais marinhos para serem coloridos e ainda livros com histórias infantis com temas da conservação dos oceanos.

Todos os dias as 12:30 é realizada uma atividade de enriquecimento ambiental chamada a Horta da Tartaruga. Nesta atividade, acompanhada por um monitor, o tratador disponibiliza vegetais presos a uma estrutura de canos para estimular o forrageamento e a alimentação diferenciada para as tartarugas. As atividades de enriquecimento ambiental são importantes para o bem-estar animal.

Uma vez ao mês é realizado no Espaço Cultural o Domingo no TAMAR. Este evento conta com atividades infantis, apresentações culturais, como boi de mamão e capoeira, exposição de projetos de conservação que atuam na região, além de apresentações musicais de bandas e grupos locais. Para saber mais informações acompanhe as redes sociais do Projeto TAMAR ou ligue para (48) 3236-2015. 

Como chegar

Chegando na Lagoa da Conceição, seguir pela rodovia SC-406, passando pela Praia Mole, até chegar à Barra da Lagoa. Na primeira bifurcação, virar à esquerda e seguir pelo Acesso Norte da Barra da Lagoa. No trevo do Acesso Norte, virar à direita e seguir até o loteamento Cidade da Barra, onde fica o Museu do TAMAR, a cerca de 20km do Centro de Florianópolis (via Morro da Lagoa) e a 23km do aeroporto (via Rio Tavares).

Ingresso

Inteira - R$ 20,00
Meia entrada - R$ 10,00 (Estudantes, crianças até 12 anos e pessoas acima de 60 anos)
Cortesia - Crianças até 1,20 m
Para escolas e grupos particulares o valor é diferenciado em função do atendimento especial. Consulte-nos no momento do agendamento da visita.

 

Petrobras