pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Começa nova ação no Espírito Santo para reduzir captura incidental pela pesca

07/05/2010 - Começa agora em março nova ação do Tamar, para monitorar a pesca de espinhel pelágico a partir da frota pesqueira de Itaipava, no litoral sul do Espírito Santo. O objetivo é avaliar o índice de capturas de tartarugas marinhas pela pesca e testar medidas, ↓

O Projeto Tamar inicia, nesta primeira quinzena de março, ação permanente e sistemática dirigida à pesca e às tartarugas marinhas no Espírito Santo. Fruto de convênio entre o Ministério da Pesca e Aquicultura e a Fundação Pró-Tamar, a operação vai monitorar a pesca de espinhel pelágico, a partir da frota pesqueira de Itaipava, no litoral sul do Estado, estimada em cerca de 300 embarcações que atuam em toda a costa brasileira, segundo estima o coordenador do programa Tamar Pesca, oceanólogo Gilberto Sales.

O trabalho nos barcos de pesca vai incluir embarques de pesquisadores e observadores de bordo para avaliar as capturas de tartarugas marinhas e das espécies-alvo desses barcos (atuns, dourado, meka e tubarões). Também serão realizados testes de medidas que contribuam para diminuir essas capturas, incluindo mudanças de equipamentos e técnicas de pescaria, contando com a ajuda dos pescadores de Itaipava, completa Nilamon Leite, pesquisador do Tamar e coordenador local do programa. 

No Espírito Santo, o Tamar contabilizou ano passado 430 registros de tartarugas marinhas capturadas por diversas artes de pesca. No último dia 1º, por exemplo, foi encontrada uma tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) morta na praia de Guriri, com um anzol preso à boca. O animal foi encontrado por banhistas na área conhecida como Bosque da Praia. No dia seguinte, três pescadores esportivos levaram ao Tamar fotos do mesmo animal e relataram o que viram no mar: “A tartaruga foi fisgada no anzol, presa à tralha da rede, e depois se enrolou na rede de pescadinha”.

Tartaruga Oliva

Praia do Forte - BA

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras