pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Pipa implanta programa de redução da captura pela pesca

20/09/2010 - A base do Tamar na praia da Pipa, no Rio Grande do Norte, começa a implantar o Programa de Redução da Captura de Tartarugas Marinhas pela Pesca. Leia mais. ↓

A base do Tamar na praia da Pipa, no Rio Grande do Norte, acaba de concluir a primeira etapa de implantação do Programa de Redução da Captura de Tartarugas Marinhas pela Pesca. Como parte do trabalho, foram realizados o censo e caracterização da pesca com rede de emalhe nas comunidades de Ponta Negra e Canto do Mangue, ambas localizadas em Natal, capital do Estado.

Na primeira quinzena de agosto, o coordenador técnico nacional do programa, biólogo Bruno Giffoni, esteve em Natal, para avaliar o que foi realizado até aqui e discutir os próximos passos. A etapa seguinte inclui a criação de um SIG-Sistema de Informação Geográfica, com dados e áreas de pesca, realização de embarques de observadores de bordo e intensificação da campanha Nem tudo que cai na rede é peixe, entre outras ações.



Além de participar de reuniões de trabalho, Bruno Giffoni visitou a base e algumas comunidades pesqueiras, como a da Praia de Ponta Negra e de Mãe Luiza. Conheceu também a sede da Colônia de Pesca Z-4 que apóia o trabalho desenvolvido pelo Tamar. Em encontro com mais de 40 pescadores de todas as comunidades de Natal, Bruno destacou a importante colaboração de todos, ajudando os pesquisadores. Na ocasião, foram entregues os certificados do curso de GPS, promovido pelo Tamar, a pedido dos próprios pescadores.

Tartaruga de pente ou legítima

Praia do Forte - BA

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras