pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Um ano cheio de comemorações

15/12/2010 - Celebramos os 30 anos do Projeto TAMAR/ICMBio em grande estilo. Desejamos a todos um 2011 tão bom quanto o ano que passou e compartilhamos algumas alegrias que encheram nossos meses de lembranças destes 30 anos de dedicação pela conservação da natureza. ↓

Em 2010, celebramos os 30 anos do Projeto TAMAR/ICMBio em grande estilo. O trabalho incansável de um grupo de estudantes que cruzou de sul a norte o país para dar início a um dos mais bem sucedidos programas de conservação das tartarugas e dos ecossistemas marinhos do mundo. Muita gente importante apareceu durante o ano para dar os parabéns ao Tamar, de Gisele Bündchen a Lenine. Bandas de Rock, Reggae, Pop, MPB, Jazz, Blues, Bossa Nova, todos os tons e ritmos, todas as cores e símbolos de amor, união, força, perseverança; o Projeto Tamar-ICMBio celebrou em 2010 a vida de 10 milhões de filhotes protegidos desde o início do Projeto, em 1980.



A segunda geração de tartarugas marinhas protegidas pelo Projeto Tamar-ICMBio seguiu para o mar no “Dia da Volta”, batizado pelo coordenador nacional, o oceanógrafo Guy Marcovaldi, o dia em que todas as bases do Brasil, simultaneamente, soltaram o filhote 10 milhões para marcar o feito histórico.  

Nestes 30 anos, valorizamos a vida da praia! A campanha permanente “Nossa Praia É a Vida” estimula os banhistas a preservarem o habitat das tartarugas marinhas e de outras espécies, que necessitam do ser humano consciente e ambientalmente ativo para sobreviverem.

Celebramos os avanços na área de pesquisa e conservação, possibilitando o rastreamento de tartarugas com satélite, em busca de rotas migratórias; a ampliação do estudo da genética para definirmos melhor as populações; e principalmente, celebramos o início da recuperação de 3 das 5 espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, e a proteção de ninhos e filhotes chegando a marca dos 10 milhões.



O ano foi longo, começou muito antes de realmente começar - 26/10/2009 - Tamar abre temporada reprodutiva junto com as comemorações dos seus 30 anos

Com o apoio de amigos, parceiros e da comunidade local, o Tamar promoveu a Arte para sensibilizar o homem. Com a educação ambiental ao horizonte, a esperança toma forma de gente consciente e ativa de Almofala a Floripa, de Norte a Sul do país, onde o Tamar fincou base.

Comemoramos a interação com a comunidade, a intensificação da luta por diminuir a captura incidental e salvar tartarugas afogadas nas redes. A campanha “Nem Tudo que Cai na Rede é Peixe” dá frutos positivos para o trabalho de conservação.

Estivemos no IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, no Rio Grande, e na Feira Literária de Paraty. Gravamos um CD de Histórias para Cantar, com lançamento digno de banda internacional, e vimos nascer o tubarão-pintado do Submarino Amarelo, na base de Praia do Forte/Bahia. Fomos tema de concurso de fotografia de nosso patrocinador há 28 anos, a Petrobras, que em homenagem reconheceu a importância desta parceria. Tendo alcançado duas temporadas reprodutivas, as comemorações pelos 30 anos do Tamar continuam por todo o país. Ainda há muito o que comemorar! Fique ligado em nossa programação pelo site, facebook.com/ProjetoTamar, ou @_ProjetoTamar, no Twitter.

Assista alguns dos shows que já aconteceram pelo Brasil - Tamar canta para celebrar seu 30º Aniversário

Anime-se e venha celebrar a vida!
 

Memória

 Direto do túnel do tempo digital, vídeos da década de 80, primórdios do Tamar, que mostram a harmonia entre o Projeto e a comunidade.

http://vimeo.com/7821144

http://vimeo.com/7821155

http://vimeo.com/7821158


Confira em nosso canal Audiovisual no Vimeo outros vídeos históricos incríveis.

O Tamar deseja a todos um Feliz Natal e um próximo ano de grandes conquistas na luta pela proteção de nossos mares e praias. Obrigada a você que faz do Tamar um exemplo de conservação das tartarugas marinhas e da valorização da nossa Cultura brasileira.

 

Tartaruga Verde ou Aruanã

Regência - ES

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras