pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Macho de cabeçuda volta ao mar em Floripa levando transmissor de satélite

12/01/2011 - Um macho adulto de tartaruga cabeçuda, com 98 kg, foi encontrado recentemente encalhado no canal do Linguado, em Araquari/SC. ↓

Um macho adulto de tartaruga cabeçuda (Caretta caretta), com 98 kg, foi encontrado recentemente encalhado no canal do Linguado, em Araquari/SC. Este indivíduo apresenta alto valor biológico e científico, considerando que a maior parte da literatura científica sobre tartarugas marinhas se dedica às fêmeas, por serem mais facilmente encontradas nas praias de desova. Assim, pouco se sabe sobre os hábitos dos machos.

Após um período de recuperação, na base do Tamar Sul, em Florianópolis/SC, o animal foi devolvido ao mar, levando instalado no seu casco um transmissor de satélite doado pela NOAA – Agência Norteamericana de Oceanos e Atmosfera. O objetivo é monitorar sua movimentação, comportamento e entender melhor sua ecologia, gerando mais conhecimento sobre esta espécie, explica Juçara Wanderlinde, coordenadora regional do Tamar Sul, em Santa Catarina.




Após ser encontrado e levado à base, o macho adulto de cabeçuda foi atendido pelas equipes do Tamar em Florianópolis/SC. Estava expelindo pela cloaca um fio de nylon semelhante aos utilizados por pescarias de espinhel. Através de radiografias, confirmou-se também a presença de um anzol no esôfago do animal, que precisou ser operado, para retirada do corpo estranho.

No final do tratamento, dentro e fora d’água, por causa da cicatrização, a cabeçuda finalmente expeliu o restante do fio de nylon que se encontrava no intestino. Após quase dois meses de cuidados especializados e alimentação adequada, a tartaruga estava bastante ativa e completamente recuperada. Foi devolvida ao mar, com a missão de transmitir por satélite informações sobre os seus caminhos pelos mares do mundo.

Tartaruga Cabeçuda ou Mestiça

Arembepe - BA

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras