pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Peixes-bruxa têm postura recorde de 38 ovos no aquário da Praia do Forte

03/03/2011 - Os oito peixes-bruxa que vivem no conjunto de aquários Submarino Amarelo, no CV do Tamar de Praia do Forte/BA, acabam de surpreender os biólogos com a postura inédida de 38 ovos. ↓

Os oito peixes-bruxa que vivem no conjunto de aquários Submarino Amarelo, no Centro de Visitantes do Tamar, na Praia do Forte/BA, acabam de surpreender os biólogos responsáveis pelos animais que vivem nesse espaço: a postura inédita de 38 ovos (no ano passado colocaram apenas cinco e nenhum deles foi fecundado). Os pesquisadores do Tamar estão estudando mais sobre esses peixes para tentar encontrar uma explicação.

Pouco se sabe sobre os peixes-bruxa, que integram a fauna de profundidade. Ainda não foi identificada sequer a espécie - só se conhece o gênero, Eptatretus. Os oito indivíduos que se encontram em exposição no Centro de Visitantes da Praia do Forte foram capturados durantes as pesquisas e testes que o Projeto Tamar vem realizando, junto à frota pesqueira, visando a adoção de anzóis circulares, que diminuem a incidência de captura incidental de tartarugas marinhas pela pesca. 

Os peixes-bruxa ou feiticeiras possuem o corpo alongado (como uma enguia) e a cauda em forma de pá. Medem aproximadamente meio metro de comprimento. A maior espécie conhecida é Eptatretus goliath, com comprimento máximo de 1,27m. Possuem crânio cartilaginoso e uma estrutura semelhante a dentes formada de queratina. Os olhos podem ser vestigiais ou ausentes. Sem nadadeiras verdadeiras, contam com seis barbilhões ao redor da boca e uma narina única.

Submarino Amarelo
O Submarino Amarelo é o mais novo atrativo do Centro de Visitantes do Tamar na Praia do Forte/BA, com grande sucesso de público, recebendo cerca de 1.500 pessoas/mês, em média. Ganhou esse nome porque somente a bordo de um submarino é possível alcançar as profundezas do oceano, onde vivem os animais reunidos nessa mostra cheia de raridades e novas descobertas, em ambiente frio e escuro, como o fundo do mar.

É uma exposição permanente, com visitas guiadas. Além de fotos e modelos, o Submarino oferece uma coleção de raridades: invertebrados e peixes estão expostos vivos, tornando a visita uma verdadeira viagem a um dos ecossistemas oceânicos menos conhecidos do Brasil.

Tartaruga de pente ou legítima

Regência - ES

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras