pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Programação especial de Carnaval nos CVs

10/03/2011 - Os Centros de Visitantes do Tamar localizados em pólos turísticos ou estações de veraneio realizaram atividades especiais para levar ainda mais diversão, entretenimento, informação e educação ambiental ao seu público. ↓

Os Centros de Visitantes do Tamar localizados em pólos turísticos ou estações de veraneio realizaram atividades e ainda estão com programações especiais para levar ainda mais diversão, entretenimento, informação e educação ambiental ao seu público, durante o Carnaval. Além dos atrativos tradicionais que cada qual oferece normalmente ao longo do ano, houve eventos para todos os gostos e idades, incluindo exposições temáticas, jogos, teatro, música, dança e os tradicionais desfiles de blocos. Algumas bases, como em Sergipe e na Bahia, vão intensificar a campanha educativa iniciada com o verão para evitar o trânsito de veículos e iluminação nas praias de desova, e algumas atividades vão até o domingo (13). Veja a seguir tudo o que aconteceu e ainda vai acontecer:


BAHIA

Já está aberta, no Centro de Visitantes da Praia do Forte, a exposição dos Caretas, com fotos dos personagens desta tradição e máscaras produzidas por crianças da comunidade, durante oficinas realizadas pelo Projeto CrieAção, em parceria com o Tamar. Ainda no ritmo do Carnaval, na sexta-feira (11/3), vai acontecer a premiação do concurso Caretas 2011, com show de bandas locais e a Casco Cabeça. A mostra fica no CV até o domingo (13/3).



Os caretas têm origem nos tempos em que os negros escravos, durante o Carnaval, cultuavam suas divindades. Hoje representam uma das mais marcantes manifestações de Praia do Forte.

Além dos Caretas, durante o Carnaval o CV mantém suas atividades tradicionais, diariamente, como visitas orientadas, espaços temáticos, Cine Tamar e alimentação dos animais.

SERGIPE

As bases de Pirambu e Ponta dos Mangues, no litoral norte de Sergipe, vão intensificar campanhas, iniciadas no verão, para evitar trânsito de veículos nas praias de desova. A partir de um acampamento na praia de Pirambu, com baners e material de divulgação, serão feitas abordagens educativas. Um kit Tartaruga (DVDs, cartazes e  o CD comemorativo dos 30 anos do Tamar, com músicas sobre as tartarugas), acompanhado de orientações e informações sobre a necessidade de proteger os ninhos mantidos na praia, será distribuido para sensibilizar os donos de bares, restaurantes e pousadas.

Ainda em Ponta dos Mangues o grupo de capoeira Unidos nas Tartarugas vai uniformizado acompanhar o arrastão do trio elétrico pelas ruas da localidade, após a soltura de filhotes.

Em Abaís, no litoral sul, onde fica a terceira base do Projeto no Estado, vai sair o Bloco das Tartarugas, composto de alunos das escolas da comunidade. Já houve uma programação pré-carnavalesca, com palestras e oficinas.



CEARÁ


O Tamar/Ceará realiza durante o Carnaval oficinas de máscaras de tartarugas, no Centro de Educação de Almofala, município de Itarema, onde fica a base do Projeto, e na sub-base de Volta do Rio, em Acaraú. As oficinas contam com a participação de crianças das comunidades, que confeccionam suas máscaras de tartaruga comum e tartaruga ninja bem coloridas. Em seguida, tem um animado desfile de bloco pelas ruas das duas localidades.

ESPÍRITO SANTO

No Centro de Visitantes - Museu Aberto das Tartarugas Marinhas de Guriri, no Espírito Santo,  tem programação bem animada a partir do sábado (5/3), às 16 h, com a peça Folia, do Grupo Teatral Marujada de Cabôco. No domingo (6/3), das 14h às 18h, tem pintura facial e brincadeiras com a palhaça Sapequinha, além de pula-pula e algodão doce. Segunda (7/3), 16h, apresentação do teatro mamolengo Carebinha, com o grupo teatral Cordel Umbilical. Na terça-feira (8/3), 16h, o fechamento da programação de Carnaval acontece com a apresentação do teatro Foto Poluição, com o grupo teatral Cordel Umbilical.



SÃO PAULO

Em Ubatuba, os visitantes também podem participar da alimentação interativa das tartarugas marinhas, durante os dias do Carnaval (5 a 8/3), sempre às 16h (as vagas são limitadas; é necessário agendar com os monitores, a partir das 14hs).

Na sala de recreação, as crianças podem aprender e se divertir com os jogos A viagem da tartaruga de couro e com O Caminho do lixo. Haverá também o espaço para desenho e pintura de tartarugas.

Nesse mesmo espaço tem exposição e oficina de origamis, tendo os animais marinhos com tema, em uma parceria do Tamar com a ong Passatempo Educativo. Os visitantes podem também aprender a fazer as dobraduras com papel. Outra novidade será a oficina de pulseiras de tartaruga, confeccionadas com bexigas. Haverá oficina de pintura facial (7 e 8/3), tendo como tema a tartaruga e a vida marinha.

Tartaruga Cabeçuda ou Mestiça

Fernando de Noronha - PE

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras