pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Presidente solta ao mar filhotes de tartaruga protegidos pelo Tamar

16/03/2011 - A presidente Dilma Roussef participou da soltura ao mar de aproximadamente cem filhotes de tartaruga-de-pente protegidos pelo Projeto Tamar/ICMBio. ↓

A presidente Dilma Roussef participou da soltura ao mar de aproximadamente cem filhotes de tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) protegidos pelo Projeto Tamar/ICMBio. Foi na segunda-feira de Carnaval (7/3), durante o período em que a presidente descansava com a família no hotel de trânsito do Centro de Lançamentos da Barreira do Inferno (CLBI). O evento foi organizado em conjunto pela Direção do CLBI e a equipe do Tamar no Rio Grande do Norte.

Saiba porque Dilma soltou tartarugas marinhas no Rio Grande do Norte e porque era um filhote de Eretmochelys imbricata.

Durante a soltura, Dilma ouviu explanações dos pesquisadores sobre o trabalho do Tamar e fez várias perguntas sobre aspectos biológicos, como a fidelidade ao sítio de nascimento, ausência de cuidado parental, longevidade e maturação sexual tardia. Ela destacou a importância do trabalho de conservação ambiental para o Brasil, ressaltando nesse contexto o papel do Projeto Tamar/ICMBio.

O CLBI é uma base científica localizada em Parnamirim/Natal, de onde a Aeronáutica lança sondas suborbitais e monitora lançamentos de outros locais do globo situados na região equatorial. Como a segurança dessas operações requer uma vasta área no seu entorno, os oito quilômetros de costa situados em sua região de influência foram mantidos sem ocupação desde 1965, quando a base militar foi instalada.

Com isso, as praias da Barreira do Inferno, entre Natal e Parnamirim, permanecem isoladas e protegidas, o que é fundamental para a conservação do meio ambiente nesta região - inclusive porque estão cercadas pelo alto índice de ocupação humana registrado nas praias de Ponta Negra e Cotovelo.

Tartaruga Cabeçuda ou Mestiça

Florianópolis - SC

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras