pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Governadora do Rio Grande do Norte solta filhotes de tartaruga na praia de Pipa

12/04/2011 - O evento marcou simbolicamente o nascimento do filhote número 30 mil protegido pelo Tamar/Pipa, nesta temporada reprodutiva de 2010/2011. ↓

A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, ajudou a liberar 90 filhotes de tartaruga-de-pente na praia das Minas, município de Tibau do Sul. Foi durante a visita (3/4) que fez à base do Projeto Tamar/ICMBio na praia de Pipa, acompanhada pelo vice-governador, Robinson Faria, familiares e outras autoridades estaduais e municipais.

O evento marcou simbolicamente o nascimento do filhote número 30 mil protegido pelo Tamar/Pipa, nesta temporada reprodutiva de 2010/2011. Segundo o coordenador regional do Tamar em Pernambuco e Rio Grande do Norte, biólogo Armando Barsante, trata-se de número recorde de desovas, desde que o monitoramento dos ninhos foi iniciado no Estado, no ano 2000.

A soltura de filhotes é uma atividade que o Tamar realiza regularmente, em quase todas as suas bases de pesquisa, para conscientizar e sensibilizar a opinião pública sobre a importância de proteger as tartarugas, que continuam ameaçadas de extinção, as praias e todo o ecossistema marinho que formam o seu habitat natural, como explicou Barsante.  

Unidade de Conservação - Emocionada com a cena dos pequenos filhotes correndo para o mar, a governadora Rosalba Ciarlini  destacou a importância do trabalho realizado pelo Tamar no Brasil, sobretudo no seu Estado, cujo litoral preserva inúmeras áreas de desova – “e tudo isso precisa ser mantido e protegido”, como ressaltou a governadora, apoiando inclusive o projeto de criação de uma Unidade de Conservação Federal na praia da Pipa.

Outras autoridades também participaram da soltura dos filhotes na Praia das Minas, como os prefeitos de Tibau do Sul, Edmilson Inácio da Silva; e de Goianinha, Junior Rocha; o diretor do Idema, Marcelo Toscano; o procurador-geral do Estado, Miguel Josino; o procurador-geral adjunto do Estado; José Marcelo Ferreira da Costa; e a Procuradora do Estado para a área ambiental, Marjorie Madruga.

Tartaruga Cabeçuda ou Mestiça

Ubatuba - SP

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras