pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Tamar consolida participação na Semana Nacional dos Museus

19/04/2012 - A 10º edição, de 14 a 20 de maio, tem como tema Museus em um Mundo em Transformação – Novos desafios, novas inspirações. Veja o que vai acontecer nos museus abertos dos Centros de Visitantes e de Educação Ambiental. ↓

Os Centros de Visitantes/Museus Abertos da Tartaruga Marinha e Centros de Educação Ambiental mantidos pelo Tamar, em alguns estados brasileiros, consolidam sua participação na Semana Nacional de Museus, ao incorporarem o evento promovido pelo IBRAM à sua programação anual, integrando-se a várias atividades. A 10º edição, que acontece de 14 a 20 de maio, tem como tema Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações

BAHIA - Praia do Forte

Na sede nacional do Projeto, a exposição Macro Vida - Detalhes do fundo do mar desvenda e amplia as belezas do ecossistema marinho dos recifes costeiros da Praia do Forte/BA em cores e formas que despertam a imaginação. Vai ter exibição do vídeo Nossos sonhos não envelhecem, no Cine Tamar, contando um pouco da história do programa de conservação, e teatro de fantoches com a peça Assim começou o Tamar. A visita orientada Tartaruga: o desafio de crescer mostra a difícil jornada da tartaruga marinha durante todo seu ciclo biológico e diante de novas ameaças à sua sobrevivência. Como já é tradição, vão acontecer várias apresentações de grupos de cultura popular.

SERGIPE - Oceanário de Aracaju

O Oceanário de Aracaju, na Praia de Atalaia, abre sua programação com a exposição fotográfica 10 anos do Museu Oceanário de Aracaju. Diariamente, as pessoas poderão acompanhar as visitas monitoradas com informações sobre a vida marinha, os vídeos educativos, além de participar da  palestra As transformações e mudanças na trajetória dos 30 anos do Projeto Tamar. A alimentação interativa dos animais proporcionará um contato inesquecível, onde os visitantes poderão alimentar tartarugas e até tubarões. Para o final de semana, os destaques ficam com o Encontro de Capoeira e apresentação teatral.

CEARÁ - Almofala

O Museu Aberto da Aruanã também participa desta edição da Semana Nacional dos Museus com uma programação especial. A semana será aberta com a exposição fotográfica História do Museu Aberto da Aruanã, mostrando um histórico de peças e informações do Tamar na região desde 1994, quando as peças eram expostas na rua. Diariamente, o visitante poderá participar da palestra Evolução do Mundo X Meio Ambiente que abordará o tema de forma analítica, mostrando que ambos podem andar lado a lado sem conflitos. Para aqueles que quiserem conhecer um pouco mais sobre Projeto, visitas guiadas ocorrerão diariamente, com informações históricas do Tamar e das tartarugas marinhas.

PERNAMBUCO - Fernando de Noronha

A semana será aberta com a exposição fotográfica Linha Temporal do Patrimônio Noronhense, revelando o passado de Fernando de Noronha e suas transformações. Pelas tardes, haverá oficina com materiais recicláveis, principalmente garrafas pet, com as quais os participantes vão montar uma horta caseira. Os alunos da Escola Arquipélago realizarão visita guiada ao museu, seguida de palestra sobre a Inovação dos Museus. No auditório, haverá exibição dos filmes Uma Noite no Museu 2 e As múmias do Faraó. Como programação especial do Ciclo de Palestras, haverá mesa-redonda sobre permacultura e bioconstrução, temas que prezam pela sustentabilidade ambiental. A programação conta ainda com oficina para a confecção de filtro dos sonhos, objeto que tem sua estrutura principal confeccionada com raiz de gameleira, árvore nativa de Fernando de Noronha.

ESPÍRITO SANTO - Guriri e Regência

Em Guriri, a Semana Nacional dos Museus será aberta com uma exposição fotográfica que mostra as  transformações da base do Tamar de Guriri, desde sua implantação até hoje, destacando o Centro de Visitantes/Museu a Céu Aberto da Tartaruga Marinha. Os visitantes poderão participar das oficinas de reciclagem e reutilização de materiais, para transformação o lixo em brinquedos, e da palestra A transformação do meio ambiente.

Durante a Semana dos Museus, o CEA de Regência realizará visitas guiadas explicando como a comunidade na qual o Tamar está inserido acompanhou e foi influenciada pelas transformações da cultura de cacau na região. No dia 18/04, às 19h, haverá abertura de uma exposição sobre a cultura do cacau, e de 21 a 25/04, sempre no período matutino, haverá palestras sobre o ciclo do cacau na região.

SÃO PAULO - Ubatuba

Em Ubatuba, visitas monitoradas programadas diariamente proporcionarão ao visitante uma viagem na história do Projeto na região. O público também poderá participar da atividade A hora do gelo, quando um picolé de peixe, algas e frutos do mar é oferecido às tartarugas dos tanques na hora mais quente do dia, enquanto o monitor explica os problemas que as transformações climáticas podem causar nas populações de tartarugas marinhas e outros seres. Na sala de vídeo, haverá exibição permanente de filmes sobre as mudanças climáticas e o aquecimento global. Para as crianças, vão acontecer oficinas para transformar materiais recicláveis, inclusive papel. Também vai ter palestra sobre os 30 anos do Tamar. No final de semana, a Passatempo Educativo apresentará teatro de fantoches sobre a poluição dos mares e os males causados aos seres marinhos.

SANTA CATARINA - Florianópolis

Durante toda a semana, grupos escolares pré-agendados terão à disposição monitores treinados para uma aula exclusiva sobre o Tamar, as tartarugas marinhas e a preservação do meio ambiente. Haverá também exibição de vídeos ambientais e educativos para os visitantes. Para aqueles que querem interagir com os animais, a alimentação das tartarugas é a atividade ideal. No fim de semana, tem apresentação do grupo de boi de mamão da Barra da Lagoa, o Arreda Boi, atividades de recreação educativas e pintura facial. No domingo, destaque para a soltura de uma tartaruga marinha.

 

Tartaruga Tartaruga-oliva

Regência - ES

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras