pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

II Semana do Mar chamou a atenção para a conservação dos mares e oceanos, com ações educativas e atividades culturais em Ubatuba

10/06/2015 - O Projeto Tamar, o Aquário de Ubatuba e a Prefeitura Municipal, com apoio do Instituto Arcor Brasil, realizaram a ‘II Semana do Mar’... ↓

O Projeto Tamar, o Aquário de Ubatuba e a Prefeitura Municipal, com apoio do Instituto Arcor Brasil, realizaram a ‘II Semana do Mar’, entre 30 de maio e 6 de junho de 2015. O evento ocorreu dentro da Programação da 6ª edição do ‘Festival da Mata Atlântica: Floresta, Rios e Mar’, com o objetivo de sensibilizar, refletir e realizar ações em prol da proteção às tartarugas marinhas, aos mares e oceanos, comemorando também a Semana do Meio Ambiente.

Com o apoio de diversos parceiros locais, a semana contou com uma programação especial incluindo: palestras relacionadas aos mares e oceanos, atividades especiais de sensibilização e educação ambiental, capacitação de professores da rede pública de Ubatuba, apresentações culturais, lançamento do livro ‘A menina do Mar’ do escritor Mauro D’Addio, mutirão de limpeza de praia, ações educativas do Projeto Albatroz, soltura de tartarugas marinhas entre outras.

Vale destacar a participação de representantes da equipe do Projeto Albatroz que desenvolveram atividades de educação ambiental, como a capacitação dos professores, palestras e o “Abraço do Albatroz”, além de participarem diretamente nas demais ações promovidas ao longo da semana.  O Projeto Albatroz, assim como o Tamar, é parte integrante da Rede BIOMAR, que reúne projetos que tem como objetivo a conservação da biodiversidade marinha no Brasil, e que são patrocinados pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

Já a personagem ‘Tortuguita’ encantou o público de todas as idades, fazendo aparições em diferentes momentos da programação e tornando-se instrumento da mensagem de conservação das tartarugas marinhas e dos oceanos.

No penúltimo dia do evento foi realizada, no espaço cultural do Projeto Tamar em Ubatuba, a apresentação ‘Siranda’, da Cia Dançante Ato2 de Paraty, representando através da dança e da expressão corporal uma reflexão sobre o cotidiano do povo caiçara e sua relação com o mar e a comunidade.

O encerramento contou com uma soltura de tartarugas reabilitadas acompanhada por mais de 300 pessoas na praia do Itaguá e com a apresentação musical do Grupo Tarancón, com o espetáculo “tributo a Mercedes Sosa’, no espaço cultural do Tamar, para um público de mais de 500 pessoas, que se emocionou com o repertório.

            No total, cerca de 8.000 pessoas entre moradores, estudantes e turistas, participaram das atividades realizadas ao longo da II Semana do Mar consolidando o evento como uma oportunidade valiosa para sensibilizar os participantes sobre a conservação da vida marinha.

Projeto Tamar

Criado há 35 anos, o Projeto Tamar é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-Tamar. Tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e o apoio do Título de Capitalização Bradesco Pé Quente. Atua em nove estados brasileiros onde recebe diversos apoios locais.

Em Ubatuba, recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Todos os recursos captados são revertidos integralmente para as atividades de conservação das tartarugas marinhas.

 

Tartaruga Verde ou Aruanã

Ubatuba - SP

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras