pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Tamar Ubatuba fez 25 anos com corridas de canoas nos 378 anos do município

24/11/2015 - Corridas de canoas e homenagens aos pescadores parceiros das tartarugas marinhas. Leia mais. ↓

Todos comemoraram juntos os 25 anos de trabalho do TAMAR na cidade e os 378 anos de Ubatuba. O Projeto TAMAR e a FundArt reuniram em um único evento a quinta edição da corrida de canoas 'Amigo Pescador' e a terceira edição da corrida 'Maria Comprida'. A 'Amigo Pescador' é uma homenagem aos pescadores, principais parceiros do TAMAR no programa de pesquisa e conservação de tartarugas marinhas, parceria que já resultou em mais de 10.000 tartarugas marinhas devolvidas ao mar nestes 25 anos. A corrida de canoas 'Maria Comprida' traz o nome da canoa construída em 1973 especialmente para lembrar as históricas travessias de canoas a remo entre Santos e Ubatuba.

Cinquenta competidores participaram da corrida de canoas, representando diferentes bairros e praias de Ubatuba em 3 categorias: 4 remos masculino, 2 remos feminino e 2 remos infanto-juvenil. Repetindo o formato das corridas 'Amigo Pescador' do TAMAR de anos anteriores, a prova de 4 remos foi realizada em longa distância, com um trajeto de 9.300 metros, percorrido em pouco mais de uma hora, com emocionantes disputas entre a 1ª e a 2ª colocações, e um resultado surpreendente de empate entre as duas canoas que chegaram juntas e dividiram o 3º lugar. 

O caiçara ubatubense Élvio Damásio foi o narrador da corrida, trazendo descontração e informações sobre a história da corrida de canoas em Ubatuba e resgatando também um pouco da memória do TAMAR nesses 25 anos de ação no municipio. Élvio foi homenageado com o troféu de Narrador Oficial das corridas de canoas de Ubatuba. Durante o intervalo entre as categorias, houve soltura de duas tartarugas marinhas reabilitadas, com a participação do prefeito de Ubatuba Maurício Moromizato e mais de 400 pessoas que prestigiaram o evento do início ao fim, com a entrega de troféus e premiação aos competidores. "O TAMAR e a FundArt reforçaram assim seu compromisso em resgatar e ajudar a manter vivas as manifestações culturais e tradicionais do município, estreitando os laços com as comunidades e os pescadores parceiros na conservação das tartarugas marinhas em Ubatuba", conta a coordenadora regional do TAMAR, Berenice Gallo.

Criado há 35 anos, o Projeto TAMAR é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-TAMAR. Tem o patrocínio oficial da PETROBRAS desde 1983 através do programa PETROBRAS Socioambiental e atua em nove estados brasileiros onde recebe diversos apoios locais. Em Ubatuba, recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba.

Tartaruga de pente ou legítima

Fernando de Noronha - PE

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras