pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

25 anos de tradições e tartarugas marinhas celebrados em Sergipe

23/12/2015 - Cidade de Pirambu mantém viva a cultura do estado e as tradições locais com o Culturarte. Leia mais. ↓

25 anos de tradições e tartarugas marinhas celebrados em Sergipe

O Culturarte bate à sua porta

Cerca de três mil pessoas participaram dos vinte e cinco anos de Culturarte em Pirambu/SE. Desde agosto/2015, os jovens da comunidade junto com a Secretaria de Cultura da cidade e o TAMAR prepararam cuidadosamente uma extensa programação de grupos culturais e artísticos de Sergipe para se apresentarem em 4 dias de festival (3 a 6/12). Passado, presente e futuro batendo à porta do povo, convidando a contar e ouvir suas histórias, a cantar suas raízes, a dançar, interpretar e sentir a força das tradições locais. 

   

Integrante das ações de valorização da Cultura do Projeto TAMAR em Sergipe, o Culturarte é um evento que tem a tartaruga marinha como madrinha da cultura popular, presente no dia a dia das comunidades litorâneas do estado e riqueza natural protegida por todos. Moradores locais, de cidades próximas e turistas participaram de atividades como soltura de filhotes, roda de leitura, Café Cultural, oficinas de arte, teatro, grupos de dança, bandas, cortejo de grupos folclóricos e encontro de capoeira do grupo Unidos nas Tartarugas.

  

As Bordadeiras do Tamar participaram pela primeira vez do festival com mais outros 13 grupos culturais: Batucada do Tamar, Lariô da Tartaruga, Lariô Mirim, Capoeira Unidos nas Tartarugas, Ilariou de Pirambu, Samba de Coco da Patioba, Guerreiras Quilombolas, Maculelê, Samba de Coco da Barra dos Coqueiros, Cangaceiros da Boa, Quadrilhambu, São João na Roca e Bacamarteiros de Aguada. Foi uma grande e colorida festa pelas ruas da cidade de Pirambu com cerca de 800 integrantes desses grupos.

As exposições reuniram pessoas de todos os povoados do entorno de Pirambu: bolsas, doces, tecidos, esculturas e muito mais. O espaço de exposições foi batizado carinhosamente de “Eterno Bisca”, um grande morador da cidade de Pirambu que foi homenageado com muitos sorrisos.

A juventude de Pirambu deu um exemplo de amor e competência, conta a coordenadora de inclusão social e educação ambiental do TAMAR, Jamyle Argôlo. Os jovens participaram ativamente do início ao fim do planejamento e da organização do evento, e mostraram que o Culturarte faz parte de suas vidas, pulsa na batida de seus esperançosos e alegres corações. 

Fotos: Jéssica Dias (com um super agradecimento de toda a equipe TAMAR).

TAMAR - Criado há 35 anos, o Projeto TAMAR é uma soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países. O Projeto TAMAR tem o patrocínio oficial da PETROBRAS desde 1983, através do programa PETROBRAS Socioambiental, e nos nove estados brasileiros onde atua recebe diversos apoios locais.

Foi lindo! <3 Que bom que ano que vem tem mais!! :-)

Tartaruga de couro ou gigante

Ubatuba - SP

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras