pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Visite a exposição do Projeto Tamar no Museu da Gente Sergipana

22/06/2016 - Sergipe e a conservação das tartarugas marinhas. Leia mais. ↓

Junho é um mês muito especial para conservação da natureza, comemora-se o dia mundial do meio ambiente (5/6), o dia mundial dos oceanos (8/6) e o dia internacional da tartaruga marinha (16/6). Para unir essas datas e celebrar a vida das cinco espécies de tartarugas marinhas que existem no Brasil, o Projeto Tamar inaugurou no dia 14 de junho a exposição 'Tamar 35 anos', em Aracaju. No Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, com entrada gratuita, os visitantes poderão saber mais sobre as tartarugas marinhas e as suas relações com a cultura do estado.

A exposição mostra o que o Tamar faz para proteger as tartarugas marinhas, desde 1980, apresentando as atividades realizadas em Sergipe, que abriga até hoje em Pirambu uma das três primeiras bases de pesquisa e conservação no país. Destaque para a fundamental interação com as comunidades costeiras no trabalho e no cuidado com esses seres que estão no planeta desde o tempo dos dinossauros. Os visitantes poderão terão informações e curiosidades sobre as bases de Pirambu, Ponta dos Mangues, Abaís e sobre o Oceanário de Aracaju, que recebe anualmente mais de 160 mil visitantes e é um dos pontos turísticos da cidade com diversas atrações para toda a família.

Criado há 35 anos, o Projeto Tamar é uma soma de esforços entre a Fundação Pró-Tamar e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países. O Projeto Tamar tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, o apoio do Bradesco Capitalização, e nos nove estados brasileiros onde atua recebe diversos apoios locais.

SERVIÇO

Exposição Tamar 35 anos, no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda.
Data: a partir de 14/06/2016.
Local: Museu da Gente Sergipana - Av. Ivo do Prado, 398 - Centro, Aracaju - SE
Ingressos: Entrada Gratuita

Mais informações:
Projeto Tamar – Oceanário de Aracaju: (79) 3243-3214
Museu da Gente Sergipana: (79) 3218-1551
Visite o Projeto Tamar em Aracaju, av. Santos Dumont, 1010, Atalaia, região dos lagos.

Tartaruga Cabeçuda ou Mestiça

Florianópolis - SC

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras