pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Programa 'Nosso Papel de Futuro' selecionou 2 Jovens Aprendizes pela 1ª vez

14/07/2016 - Inclusão social e Educação ambiental para um futuro com os oceanos. Leia mais. ↓

O Programa de Inclusão social e Educação Ambiental do Projeto Tamar finalizou as atividades da 1ª turma do Curso Ecoformativo 'Nosso Papel de Futuro' com 2 selecionados para o Programa Jovem Aprendiz; e já se prepara para receber a 2ª turma!

No dia 26 de junho, familiares e amigos dos jovens participantes do Programa 'Nosso Papel de Futuro' prestigiaram a formatura da primeira turma do Curso Ecoformativo promovido pelo Projeto Tamar e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental. Durante 15 meses, o Curso ofereceu atividades de educação ambiental, desenvolvimento humano, artes e iniciação musical para 20 jovens das escolas públicas de Ubatuba/SP. Realizado no contraturno escolar, em todos os dias da semana, o Curso ainda deu oportunidades de saídas a campo, viagens pedagógicas, vivências em conselhos, conferências na cidade, atuação junto a outras instituições e muito mais. Desta 1ª turma, Tatiana e Jéssica foram selecionadas para o Programa Jovem Aprendiz do Goveno Federal e terão a oportunidade do primeiro emprego.

O Programa Jovem Aprendiz já é uma prática em outras bases do Tamar, como na Bahia (Praia do Forte e Arembepe), e agora se amplia para Ubatuba. “Indicamos jovens que passaram pelo Programa 'Nosso Papel de Futuro', que já tem 20 anos de existência e desenvolve ações de educação ambiental e inclusão social com adolescentes, moradores do entorno do Centro de Visitantes de Ubatuba. Para eles é muito importante que possam ser contratados como Jovens Aprendizes em nossa cidade, dando continuidade à sua formação educacional e profissional no lugar onde vivem”, explica a coordenadora do Programa 'Nosso Papel de Futuro', Cláudia Espinosa. A segunda turma já está em processo de seleção e terá início em agosto/2016.

“Os resultados conquistados vão além do conhecimento adquirido! O foco nas relações interpessoais, nos valores humanos, na atuação consciente sobre a própria vida e sobre o meio ambiente propiciaram o aumento da autoestima, grandes amizades e senso de responsabilidade”, explica a oceanóloga Maria Luiza Camargo, educadora ambiental e coordenadora pedagógica do Programa Nosso Papel de Futuro. Ao final do Curso, foram escolhidos 2 jovens para integrar o Programa Jovem Aprendiz do Tamar, uma oportunidade de primeiro emprego no próprio Tamar, com a função de apoiar e acompanhar a próxima turma do Curso Ecoformativo.

Programa 'Nosso Papel de Futuro'

O Projeto Tamar em São Paulo fica localizado em Ubatuba, onde desenvolve ações de educação ambiental e inclusão social com adolescentes, moradores do entorno do Centro de Visitantes desde 1996. A partir de 2007, o Programa denominado ‘Oficina de Papel Reciclado’, contando com uma melhor infraestrutura, passou a receber 20 jovens no contraturno escolar (manhã e tarde). Assim, durante 10 anos, com autorização do Juizado da Vara da Infância e Juventude de Ubatuba, os jovens tiveram oportunidades de capacitação e produziam papel reciclado e embalagens, recebendo cada um uma renda mensal.

Em 2014, através do Programa Petrobras Socioambiental, a 'Oficina de Papel Reciclado' foi reelaborada para uma proposta de Curso Ecoformativo, passando a ser chamado de 'Nosso Papel de Futuro'. Com duração de 15 meses, atende 20 jovens de 14 a 18 anos, no contraturno escolar. O Curso tem 4 eixos principais: Desenvolvimento Humano, Educação Ambiental, Artes e Música. Os jovens recebem apoio nas atividades escolares, são direcionados a atendimentos de saúde e participam de eventos na cidade, interagindo com outras iniciativas de cunho ecológico e cultural.

“Durante o tempo em que eles estão aqui, procuramos oferecer um ambiente sadio e produtivo, repleto de amizade e respeito. Tendo a proteção das tartarugas marinhas e o cuidado com o mar como Norte, as reflexões e ações dão sentido à vida destes jovens que vivem de braços dados com a conservação das tartarugas e dos oceanos”, diz Cláudia Espinosa.

Nestas duas últimas décadas, mais de 150 jovens participaram do Programa. Em 2014, foi realizado um encontro histórico, reunindo cerca 70 jovens (turmas antigas) e a equipe do Tamar. “Foram momentos de muita emoção, cujas declarações explicitaram a relevância do desse trabalho: O Programa ‘Nosso Papel de Futuro’ é uma das provas de que o Tamar, além de cuidar das tartarugas marinhas, cuida de gente também!”, relembram as coordenadoras.

Projeto Tamar - Criado há 35 anos, o Projeto Tamar é uma soma de esforços entre a Fundação Pró-Tamar e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países. O Projeto Tamar tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, e nos nove estados brasileiros onde atua recebe diversos apoios locais. Em Ubatuba/SP, recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba.

Visite: www.tamar.org.br

Contato nacional Projeto Tamar

protamar@tamar.org.br

Praia do Forte, Mata de São João, Bahia

Caixa Postal 2219, CEP 41.950-970, Salvador, Bahia.

Tel: (71) 3676-1045/1113.

Contato Projeto Tamar Ubatuba

tamaruba@tamar.org.br

Rua Antonio Atanázio, 273, Jrd Paula Nobre

Tartaruga de couro ou gigante

Arembepe - BA

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras